Estresse na quarentena: como manter a saúde mental em dia

O estresse, a ansiedade e o medo são emoções que estão aflorando cada vez mais nas pessoas durante o confinamento. Principalmente o estresse na quarentena, por conta do isolamento social e pela severa mudança na rotina. Mas sentimentos como esses, quando constantes, tendem a se agravar, gerando quadros ainda mais prejudiciais.

Nesse sentido, cuidar da saúde mental é indispensável, o que exige uma maior atenção durante esse cenário de pandemia. Portanto, selecionamos as principais recomendações para manter a saúde mental em dia para lidar melhor com o estresse na quarentena. Conheça cada uma delas e cuide bem da sua mente e corpo para aproveitar todos os bons momentos que estão por vir. Vamos lá?!

🎥 Dedique-se aos seus hobbies e atividades favoritas

Apesar do isolamento social ter suas desvantagens, ele está permitindo às pessoas um benefício muito útil: o tempo. Afinal, muitos estão ficando cada vez mais em casa e isso os leva a aproveitar alguns hobbies e atividades que foram ficando de lado, como: 

  • desenhar e pintar; 
  • assistir filmes e séries; 
  • ouvir novas e velhas músicas; 
  • jogar seus jogos favoritos; 
  • meditar; 
  • observar o céu;
  • cuidar das plantinhas; 
  • ter um pet; 
  • ler aqueles livros que sempre teve vontade;
  • aprender um instrumento; 
  • conhecer um novo idioma. 

O que importa é fazer atividades que façam bem a você. 

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🚫 Evite o bombardeio de informações 

Uma nova pesquisa atestou que quanto mais notícias ruins uma pessoa consome, maior a probabilidade de ficar triste e preocupada. Além disso, a tendência do comportamento é continuar consumindo mensagens negativas, aumentando a frequência desses sentimentos ao longo do tempo. 

Trata-se de um estudo feito nos Estados Unidos, que analisou uma amostra de 4165 voluntários. Logo, vale a pena filtrar e evitar consumir alguns conteúdos em suas redes sociais e televisão. 

✔ Faça terapia on-line

Fazer terapia também só gera benefícios para a saúde mental. Uma vez que os terapeutas ajudam as pessoas superarem traumas, bloqueios e dificuldades psicológicas. Ainda mais agora, por conta do estresse na quarentena.

Para tanto, existem diversos tipos de especialistas no mercado, inclusive, prontamente preparados e dispostos a ouvir você. Então, dê uma oportunidade para a terapia on-line. 

💪 Exercite-se

Exercitar-se também é necessário, pois, com o exercício, o corpo produz diversos hormônios que ajudam positivamente nas emoções. Dopamina e serotonina, por exemplo, estão diretamente ligados à felicidade e são estimulados quando nos exercitamos.

Na plataforma YouTube, você encontra diversos vídeo-aulas com treinos que podem ser realizados dentro de casa. Vale a pena conferir.

💚 Mantenha contato com as pessoas que te fazem bem

O distanciamento social exige que as pessoas estejam distantes fisicamente, mas estamos na era digital. Por isso, utilize as suas redes sociais e mantenha contato, se possível, faça uma ligação diária. É bom preservar os laços com pessoas que fazem bem a você e isso também fará bem a elas. 

Desse modo esperamos ter ajudado você a cuidar ainda melhor da sua saúde mental e evitar o estresse na quarentena. Tente observar esse momento por um novo ângulo e com novas possibilidades. Há diversas experiências incríveis esperando apenas por uma oportunidade. Até mais!

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