Crianças em casa: 5 atividades para entreter os pequenos

Com aulas suspensas em todo Brasil, as crianças em casa precisam de uma rotina para se entreterem e se desenvolverem. Até porque, a infância é uma fase de grande desenvolvimento físico, psicológico e intelectual. Logo, é fundamental fazer a adaptação da rotina dos pequenos para que eles possam crescer bem nesse período de confinamento.

Pensando nisso, selecionamos para você as principais atividades para entreter os pequenos nesta quarentena. Conheça cada uma delas a seguir e faça com que a diversão e a aprendizagem sejam estimuladas mesmo com as crianças em casa. Vamos lá?!

Crianças em casa: 5 atividades essenciais para entreter os pequenos

1. Brinquedos e atividades que estimulam a atividade física

O sedentarismo e a obesidade infantil são problemas que podem ser evitados e tratados com a atividade física. No entanto, alguns pais não sabem o que fazer para estimular as atividades físicas neste período de confinamento. Isso, porém, é mais simples e divertido do que pode parecer.

Além da tradicional Cama Elástica, que é eficiente para estimular a atividade física, os videogames também são uma opção. Isso porque, os jogos estão cada vez mais interativos e utilizam até mesmo os movimentos do jogador nos seus sensores.

Um exemplo desses sensores de movimento são o Xbox Kinect, Wii Remote ou PlayStation Move. Cada um deles pertencem a uma plataforma de games diferente, contudo, em ambos os casos a eficiência é comprovada.

Segundo uma pesquisa do Pennington Biomedical Research Center, dos Estados Unidos, os jogos para emagrecer podem, sim, ajudar. Os cientistas analisaram quatro jogos com crianças entre 10 a 12 anos que estavam acima do peso ou obesas. Após seis meses jogando uma hora por dia, três vezes na semana, percebeu-se que elas perderam peso. 

🎮 Isso ocorre pela diversão proporcionada ao se movimentar, visto que os jogos recompensam com pontuações. Dentre os games nessa lista estão: 

  • “Just Dance”; 
  • “Disneyland Adventure”;
  • “Kinect Sports”; e 
  • jogos que utilizam o “Playstation Move”.

2. Brinquedos e jogos educativos

Alguns brinquedos são excelentes para educar a criança e até ajudar no desenvolvimento do seu raciocínio lógico. A lista de brinquedos que podem educar é quase infinita, mas vale a pena citar alguns dos mais utilizados. 

  • Instrumentos musicais infantis;
  • Jogos de tabuleiro, como Damas, Xadrez (pode ser online);
  • Quebra-cabeças;
  • Cubo mágico;
  • Pintura;
  • Caça às letras;
  • Games de línguas como o Duolingo (Web, Android, iOS);
  • Jogos da memória;
  • Bridge Constructor (PS4, Xbox One, Nintendo Switch , Android, iOS, macOS e Windows);
  • Masha e o Urso – Jogos Educativos (Android, iOS, Windows); entre outros.

Dentre esses exemplos, alguns são mais difíceis dependendo da idade e até podem precisar de auxílio. Contudo, ainda que você possa dedicar muito tempo, é possível orientar a criança com vídeos no YouTube.

3. Hora do estudo 📚

Não basta apenas dar às crianças em casa alguns brinquedos educativos, é preciso que elas tenham uma rotina de estudos. Afinal de contas, elas precisam entender que não estão de férias e necessitam manter seus estudos em casa. 

Portanto, verifique qual é a grade desse período em que ela não está presente escola e aplique-a com o auxílio da internet. 

Você pode separar vídeo aulas e até algumas leituras. No fim, para verificar o desempenho da criança faça provas e testes para avaliar os conhecimentos. Lembre-se de recompensá-la quando for bem nos testes e de testar metodologias de aprendizagem diferentes. 

4. Dinâmicas de socialização

O confinamento também é um momento oportuno para estreitar laços entre pais e filhos. Por isso, tirar um tempo para conversar e fazer algumas dinâmicas de socialização será muito importante para todos. 

Fazer mini teatros, por exemplo, é uma ótima dinâmica e que pode ajudar nesse processo e na socialização da família. Jogos, brincadeiras que envolvam toda a família também são interessantes. Por isso fazer pequenos torneios que explorem a competitividade e a cooperação é muito bom.

Os adultos podem, e devem, participar, até porque brincar é coisa séria e influencia em diversos aspectos do desenvolvimento.

5. Tarefas de organização

Ajudar manter a casa organizada também deve ser uma tarefa a se pautar na rotina da criança. Isso não significa trabalho infantil, é definir responsabilidades e consciência coletiva, que é fundamental na vida. No Japão, inclusive, o tema é levado a sério com as crianças ajudando até na manutenção da limpeza da própria escola. 

Sabendo disso, comece incentivado a organização do quarto, dos brinquedos e materiais da criança. Conforme a colaboração da criança, recompense-a para incentivar novos resultados positivos.

Veja ainda: como montar um ambiente seguro para crianças em sua casa.

Esperamos que essas dicas você possa preencher a rotina das suas crianças em casa. Temos certeza que com paciência, atenção e carinho tudo vai dar certo. Até mais!

FORMAS DE PAGAMENTO

FORMAS DE PAGAMENTO
Delar Móveis - Todos direitos Reservados.
Consulte a disponibilidade do produto junto ao ponto de venda.